sexta-feira, 8 de junho de 2018

Compartimentalização dos saberes


A intenção de Henry Ford e Frederick Taylor era melhorar a sistemática da linha de produção e dessa forma obter mais lucro gerando economia de matéria- prima e mão de obra, utilizando a compartimentalização de serviços, ou seja, divisão de tarefas. Cada um dos trabalhadores era treinado para operar em uma das etapas da linha de produção e ficava impedido de entender e visualizar o todo.
Segundo Santomé, o trabalho desses operários, tornou-se fragmentado e essa fragmentação não possibilitava que eles entendessem sua importância no resultado final do produto e assim ficavam a mercê das imposições advindas de seus empregadores, acatando ordens sem chance de perceber seus direitos de reivindicar melhores condições de trabalho, salários, valorização, etc.
Santomé relacionou a compartimentalização de tarefas da linha de produção á compartimentalização de conteúdos no sistema de ensino, onde cada disciplina ensinava apenas o que lhes cabia, sem quaisquer relação com as demais, tornando o ensino também fragmentado e prejudicado, pois em nada se relacionavam com o interesse, realidade e necessidade dos alunos.
A preocupação dos professores era fazer com que seus alunos obtivessem resultados positivos para assim provar sua eficiência diante dos pais e da sociedade. Enquanto isso, os alunos ficavam prejudicados, pois não tinham condições de estabelecer relações entre uma coisa e outra, apenas tinham uma visão isolada de cada conteúdo e seus professores também não faziam nenhum tipo de troca de ideias com seus colegas, também por ter sua preocupação direcionada apenas em uma direção.
Ainda hoje, o sistema de produção é fragmentado, e isso gerou grandes benefícios para as empresas no que diz respeito a economia. Por outro lado, as exigências também aumentaram, havendo a necessidade dos trabalhadores buscarem por aperfeiçoamento em determinadas áreas, para assim conquistarem boas oportunidades e consequentemente melhores salários.
Dessa forma, a escola passa a ter papel fundamental na formação dos novos candidatos ao mercado de trabalho e por conseguinte a preocupação com a melhoras de resultados dos índices de rendimento escolar.
O ensino tradicional todo fragmentado, onde o professor utilizava um modelo padrão, considerando cada aluno como “igual”, está aos poucos se transformando e mudando sua forma. Hoje em dia já é possível discutir e se preocupar que o ensino seja interdisciplinar e baseado nas características individuais, necessidades e interesses dos alunos. Sendo assim, o ensino torna- se muito mais significativo e eficaz.


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