A
intenção de Henry Ford e Frederick Taylor era melhorar a sistemática da linha
de produção e dessa forma obter mais lucro gerando economia de matéria- prima e
mão de obra, utilizando a compartimentalização de serviços, ou seja, divisão de
tarefas. Cada um dos trabalhadores era treinado para operar em uma das etapas
da linha de produção e ficava impedido de entender e visualizar o todo.
Segundo Santomé, o trabalho desses
operários, tornou-se fragmentado e essa fragmentação não possibilitava que eles
entendessem sua importância no resultado final do produto e assim ficavam a mercê
das imposições advindas de seus empregadores, acatando ordens sem chance de
perceber seus direitos de reivindicar melhores condições de trabalho, salários,
valorização, etc.
Santomé relacionou a compartimentalização
de tarefas da linha de produção á compartimentalização de conteúdos no sistema
de ensino, onde cada disciplina ensinava apenas o que lhes cabia, sem quaisquer
relação com as demais, tornando o ensino também fragmentado e prejudicado, pois
em nada se relacionavam com o interesse, realidade e necessidade dos alunos.
A
preocupação dos professores era fazer com que seus alunos obtivessem resultados
positivos para assim provar sua eficiência diante dos pais e da sociedade.
Enquanto isso, os alunos ficavam prejudicados, pois não tinham condições de
estabelecer relações entre uma coisa e outra, apenas tinham uma visão isolada
de cada conteúdo e seus professores também não faziam nenhum tipo de troca de
ideias com seus colegas, também por ter sua preocupação direcionada apenas em
uma direção.
Ainda
hoje, o sistema de produção é fragmentado, e isso gerou grandes benefícios para
as empresas no que diz respeito a economia. Por outro lado, as exigências também
aumentaram, havendo a necessidade dos trabalhadores buscarem por
aperfeiçoamento em determinadas áreas, para assim conquistarem boas oportunidades
e consequentemente melhores salários.
Dessa
forma, a escola passa a ter papel fundamental na formação dos novos candidatos
ao mercado de trabalho e por conseguinte a preocupação com a melhoras de
resultados dos índices de rendimento escolar.
O
ensino tradicional todo fragmentado, onde o professor utilizava um modelo
padrão, considerando cada aluno como “igual”, está aos poucos se transformando e
mudando sua forma. Hoje em dia já é possível discutir e se preocupar que o
ensino seja interdisciplinar e baseado nas características individuais,
necessidades e interesses dos alunos. Sendo assim, o ensino torna- se muito
mais significativo e eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário