O trabalho por Centro de Interesse tem como objetivo fundamental
proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem suas potencialidades por
meio de atividades que lhes sejam significativas, ou seja, de acordo com suas
vivências, interesses e necessidades.
Os Centros de Interesse possibilitam que a criança conheça a si mesma e ao
meio em que vive de forma a saber como devem agir e se comportar.
Levando em conta essa ideias pensamos em trabalhar com o projeto “A
CRIANÇA E A ESCOLA” com alunos de 5º ano, na intenção de contemplar um dos
temas dos Centro de Interesse de Decroly: agir, trabalhar solidariamente,
descansar, divertir-se, desenvolver-se.
PROJETO: “Conhecendo minha Escola”
JUSTIFICATIVA: É importante que cada aluno esteja familiarizado com o
ambiente escolar. Que conheça os seus espaços, bem como o seu funcionamento e
o papel de cada um dentro da escola. Pensando assim, este projeto foi
desenvolvido com o intuito de interação entre escola e aluno. Considerando a
importância de cada um no espaço escolar, descobrindo nele os diferentes
ambientes, vivenciando brincadeiras e construindo novos conhecimentos.
O projeto “Conhecendo a minha Escola”, foi desenvolvido a fim de
proporcionar novos desafios aos alunos dentro da escola, para que conheçam e
criem novos espaços de forma lúdica, interagindo com todos.
TEMA: “A criança e a escola”
OBJETIVO: Este projeto tem como objetivo traçar estratégias para que os
alunos conheçam de forma integral a escola, transmitindo seus valores e
compartilhando seus saberes com os demais alunos da escola.
AVALIAÇÃO: A avaliação se dará de forma gradativa, baseado nos relatos e
vivências dos alunos levando em conta sua participação e interesse ao longo de
todo o projeto.
DESENVOLVIMENTO:
Observação:
- Pesquisar o histórico da escola;
- Filme: “Extraordinário”;
- Entrevistar alunos, professores, funcionários da escola.
Associação:
- Rodas de conversas sobre a história da escola, sobre os pontos comuns entre a escola do filme e a nossa, sobre as entrevistas e o que mais for surgindo.
Expressão:
- Desenho ao ar livre de um lugar que mais gosta na escola.
- Confecção de uma maquete da sala de aula
- Brincadeiras ao ar livre
- Jogos cooperativos
CULMINÂNCIA: Exposição fotográfica da escola, retratada pelos alunos.
Observação:
- Pesquisar o histórico da escola;
- Filme: “Extraordinário”;
- Entrevistar alunos, professores, funcionários da escola.
Associação:
- Rodas de conversas sobre a história da escola, sobre os pontos comuns entre a escola do filme e a nossa, sobre as entrevistas e o que mais for surgindo.
Expressão:
- Desenho ao ar livre de um lugar que mais gosta na escola.
- Confecção de uma maquete da sala de aula
- Brincadeiras ao ar livre
- Jogos cooperativos
CULMINÂNCIA: Exposição fotográfica da escola, retratada pelos alunos.
ATIVIDADE REALIZADA EM GRUPO Acadêmicas: Ana Comper, Ana Mincarone e Josiana Félix
Nenhum comentário:
Postar um comentário