terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Método Clínico Piagetiano


A Prova Operatória realizada foi a CONSERVAÇÃO DO NÚMERO com JV (7 anos e 3 meses aluno do 1º ano do EF)
Material utilizado: 12 tampinhas de pet de uma cor e 12 de outra
Inicialmente dei 12 tampinhas para JV e fiquei com as outras 12. Em seguida, coloquei 7 tampinhas de garrafa laranja e pedi que JV colocasse a mesma quantidade das suas tampinhas brancas, imediatamente ele teve a iniciativa de contar as minhas tampas e em seguida as dele e assim afirmou que tínhamos a mesma quantidade, pois cada um tinha 7. Depois deixei espaços entre as minhas e perguntei quem tinha mais, a reação dele foi contar novamente, uma das minhas tampinhas ficou um pouco escondida e ele de início respondeu que ele tinha mais. Então, deixei a tampa mais a mostra e o questionei se ele tinha certeza, logo ele perguntou se aquela fazia parte, pois de fato parecia que não fazia e quando respondi que sim, que fazia parte ele logo disse que então tínhamos a mesma coisa e que a única diferença é que as minhas estavam espaçadas e as dele juntas, mas que a quantidade era a mesma. Por final coloquei-as na mesma posição e perguntei novamente que tinha mais e ele respondeu que ninguém, que tínhamos a mesma coisa. Em todos os momentos JV utilizou a contagem para comparar as quantidades.
Local da aplicação: Em casa, em ambiente silencioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário