Algumas informações importantes:
Qual a definição de pessoa com deficiência? De acordo com a ONU, pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)? É um conjunto de atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade, oferecidos de forma complementar ou suplementar à escolarização dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados nas classes comuns do ensino regular. Esse conjunto de atividades, registradas no Projeto Político Pedagógico de cada escola, é realizado, preferencialmente na Sala de Recurso Multifuncionais, individualmente ou em pequenos grupos, em turno contrário ao da escolarização.
O que é a Sala de Recursos Multifuncionais? Espaços localizados nas escolas de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Constituem-se de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos de acessibilidade e equipamentos de tecnologia assistiva. O AEE é realizado pelo professor regente com formação em Educação Especial.
FONTE: https://moodle.ufrgs.br
Fotos da Sala de Recurso da EEEF Bigadeiro Silva Paes - Professora Liliane Roman
Algumas atividades que são desenvolvidas pela Professora Liliane:
ü Incentivar
através da valorização de suas ações nos atendimentos, partindo de suas
experiências, utilizando jogos, histórias,
ü Elaborar
histórias orais diversas através de técnicas diferenciadas: figuras, fantoches,
caixa surpresa, etc. Logo após, estimular a escrita da história, nomes dos
personagens , produção de frases e textos ...
ü Utilização
de diversos tipos de jogos para que se efetive a alfabetização como: bingo de
letras,sílabas e palavras, alfabeto silábico, dominó de palavras, jogo da
memória (desenho X palavras, letras, palavras de encaixe).
ü Atividades
que estimulem a escrita e a leitura: a) cruzadinha, autoditado, caça-palavras;
b) leitura, escrita e ilustração de poesias, parlendas, trava línguas e
quadrinhas; c) expressar suas experiências por escrito, como também escrever
bilhetes, convites e recados para as pessoas que desejar;
ü Atividades
em que o aluno exercite a sua compreensão matemática: historinhas nesta área e
simulação de compra e venda utilizando o sistema monetário com notas e moedas
de brinquedo;
ü Uso
de jogos de raciocínio, tomada de decisão, percepção, atenção e concentração, como:
tangram, dominó de quantidades, adição, subtração, correspondência, jogo de
varetas, memória, jogos com o material dourado;
ü Realização
de atividades no computador: a)jogos de alfabetização, raciocínio
lógico-matemático, atenção, concentração; b) leitura de histórias, livros e
jogos virtuais on-line.
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