Projeto de Aprendizagem
O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade. Enquanto o projeto se desenvolve, os estudantes constroem uma rede de conhecimentos em torno da questão investigada (Fagundes et alli, 1999).
O primeiro passo é selecionar uma curiosidade,
que para fins didáticos, denomina-se de “Questão de Investigação”. A seguir é
feito um inventário dos conhecimentos (sistemas nocionais, ou conceituais dos
aprendizes) sobre a questão. Esse conhecimento pode ser classificado em dúvidas
e certezas. As certezas para as quais não se conheça os fundamentos que a
sustentem são denominadas de provisórias. As dúvidas são sempre temporárias. O
processo de investigação consiste no esclarecimento das dúvidas e na validação
das certezas. O trabalho com projetos se desenvolve segundo um plano de
interação intensiva. No plano, os itens do inventário são agrupados em unidades
de investigação, segundo suas afinidades, é previsto um tempo para sua
realização. O esclarecimento/validação de um item requer: coleta de informação,
análise, debates e por fim a elaboração de uma síntese descritiva e/ou
explicativa. No decorrer da investigação, surgem novas dúvidas e novas
certezas; com isso o inventário é modificado e o planejamento, consequentemente,
refeito. Em torno de um projeto se articula uma rede de cooperação, formada por
autores, outros estudantes – construtores de outros projetos, professores com
diferentes papéis e eventuais colaboradores externos.
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