sábado, 28 de novembro de 2015

O Brincar na Infância e na Educação Infantil


O brincar é uma importante forma de expressão que a criança possui para se comunicar, reconhecer e reproduzir seu cotidiano, além de proporcionar o conhecimento de si mesmo e do outro, através da interação social.
A criança precisa estar em contato com diversos objetos, não necessariamente brinquedos prontos. Objetos esses que possibilitem pensar, criar, inventar, produzir, experimentar. O que num dia pode ser uma panela, no outro pode ser um tambor, um chapéu. Brincando a criança também aprende, mais do que a gente possa imaginar, daí a importância de observar e até mesmo experimentar e vivenciar esses momentos junto com as elas.  A brincadeira possibilita a criança aprender e se desenvolver de maneira prazerosa e lúdica.  Desenvolvimento este que acontece em diversos âmbitos: social, físico, emocional e cognitivo.
            Lembro-me de uma infância bem diferente da que nos deparamos atualmente. Em casa, meu irmão e eu ocupávamos o tempo “inventando moda”, como dizia a minha mãe. Nós brincávamos de comidinhas, minha mãe nos dava um pouquinho de farinha, arroz, feijão. Depois misturávamos com terra e era uma diversão só. Gostávamos também de vestir roupas de nossos pais e desfilar pela casa. Era muito legal. Depois vieram os videogames e aí essas brincadeiras cada vez mais foram deixadas de lado, tanto que meu irmão mais novo nem vivenciou essas nossas experiências.

Hoje, meu filho, mesmo pertencendo e adorando a essa era tecnológica de computadores, tabletes e brinquedos eletrônicos, brinca muito com diferentes objetos desde muito pequeno. No vídeo “ Caramba, carambola”, aparecem crianças brincando com tudo quanto é tipo de coisas, meu filho sempre tem vários potes, colheres, garrafas, caixas, objetos esses que cria diferentes brincadeiras. A criatividade das crianças é algo impressionante.

3 comentários:

  1. Olá Josiana. Escreves com muita propriedade quando falas no “brincar”, trazendo lembranças tuas e relacionando-as com os dias atuais através de teu filho. Traz, também, ideias consistentes entre o aprender e o brincar, ponto fundamental em educação. Teu relato pessoal tem bons argumentos para convencer sobre a importância do “brincar” para a criança e poderia ficar mais relevante com uma premissa que contenha uma fundamentação teórica. Parabéns pela tua reflexão. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Josi,
    Gostei da tua reflexão, senti falta da referencia bibliográfica que te influenciou na escrita do texto.
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir