sábado, 21 de novembro de 2015

Semana da Consciência Negra


Li ontem essa frase no Facebook e me identifiquei bastante. 
Tenho pensamentos, convicções e crenças muito semelhantes a de Morgan Freeman, que assim como eu, é negro,
Acho importante que nossas crianças conheçam a história da humanidade. Todas. Inclusive a de Zumbi dos Palmares, o qual lutou por uma vida mais digna e livre para os negros.
Mas é chegada a hora de nos preocuparmos com a Consciência Humana.

Nossas crianças precisam saber sim que temos diferenças de cor, altura, peso, gostos, etc. E daí? Qual o problema em sermos diferentes? Como li no Livro "Pretinho, meu boneco querido" de Maria Cristina Furtado, trabalhado com meus alunos essa semana: "se todos fossemos iguais, o mundo ia ser tão sem graça".
E é aí que está! Não são as semelhanças, são as diferenças que nos completam e nos fazem aprender uns com os outros. O importante é entender que todos nós temos os mesmos direitos e merecemos respeito.





Livro: Pretinho, meu boneco querido
Autora: Maria Cristina Furtado
Ilustradora: Ellen Pestili
Editora: Editora do Brasil
Sobre o livro: Pretinho é um boneco de cor preta, que se torna o preferido de Nininha. Só que essa predileção da criança pelo boneco acabou provocando ciúmes nos outros brinquedos do quarto que implicavam sempre com Pretinho. Ele, então passou a acreditar que seus problemas de convívio derivavam do fato de que era diferente dos outros bonecos por causa da sua cor. Nessa perspectiva, o livro se encaixa na terceira tendência devido ao boneco achar que o seu problema era a cor, enquanto que na verdade era apenas ciúmes dos outros bonecos com relação a menina.

Um comentário:

  1. Olá Josi,
    Você poderia compartilhar com teus leitores as tuas convicções, crenças e pensamentos sobre a consciência humana.
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir