O
texto Maquinaria fala na obrigatoriedade de o aluno frequentar a escola, mas
não garante uma educação de qualidade e de respeito ao aluno. No texto (Des)
Encantos semelhantemente com o anterior, mostra que os castigos e humilhações
ainda existiam por parte dos professores que se intitulavam “os donos do
saber”.
A
autora Clarice fala em modernidade, afirma que com o passar do tempo as
mudanças foram acontecendo, a escola primária não era mais uma extensão do
campo familiar e religioso, dando origem a uma rede escolar, desenvolvida pelos
governos municipais. O texto aponta que:
Essa
rede substituiu as escolas isoladas e definiu os limites do poder, às vezes
abusivo, de diretores e inspetores escolares. Essa mudança exigiu a intervenção
não só nos aspectos materiais da escola, mas também em seus aspectos
simbólicos, pois almejava-se da escola primária mais do que novas carteiras,
quadros ou salas. Pretendia-se construir nela um estado de espírito moderno.
É
notável que a classe dominante (ricos) beneficiavam- se em variadas situações
com relação aos pobres e oprimidos.
Nesta
época também, fica evidente a influência da igreja nas imposições de métodos de
ensino nas escolas.
Mudanças
vem acontecendo ao longo dos tempos, dos séculos, na educação, porém, é visível
que embora haja melhorias, o ensino sofre altos e baixos e está longe do ideal.
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