sábado, 17 de outubro de 2015

Consciência Fonológica


·         ESCONDENDO O SOM
O gato mia: uma criança fica no centro da sala, de olhos vendados. A professora escolhe uma criança, que deve fazer o som de um animal: por exemplo, miar. A criança deve apontar para a direção da qual vem o som e dizer se o gato está sentado, em pé, ou deitado. A criança que foi o gato vai para o centro da sala e assim sucessivamente.




·         PEGUE UMA COISA NA CAIXA
Caixa de objetos: a criança vendada pega um objeto na caixa, em seguida fala o nome de maneira silabada, contando o número de sílabas.





Além das crianças se divertirem com as atividades, pude perceber o quanto estão bem com relação a Consciência Fonológica. Não apresentaram nenhuma dificuldade em ambas as atividades. Identificaram imediatamente de onde vinha o som, sabem bem o que é sílaba e foram muito participativos.


Materiais sobre Consciência Fonológica:
 http://www.cead.ufop.br/site_antigo/images/CONSCINCIA_FONOLGICA_REVISTO_ABRIL_2013.pdf
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf

2 comentários:

  1. Josi!
    Continue postando tuas aprendizagens! Muito boas!
    Só queria ver contigo por que as datas das tuas postagens não aparecem por completo? Poderias ver se é no meu note?

    Aguardo!
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Josiana,
    Fico feliz em visitar teu blog e ler postagens sobre a interdisciplina de fundamentos da alfabetização.
    Bjo
    Rocheli

    ResponderExcluir