Partindo da
ideia que inclusão é fazer parte,
fico me fazendo perguntas...
- A inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas salas de aula de ensino regular existe mesmo?
- Ou será apenas mais uma lei que é linda no papel, mas que na prática não se aplica de fato?
- Será que esses alunos tem a oportunidade de desenvolver suas potencialidades dentro desse ambiente escolar?
- Não seria mais uma inclusão social do que qualquer outra coisa?
- Os professores estão aptos a receber esses alunos, como eles realmente deveriam ter direito?
Essas dúvidas
me acompanham por muito tempo... é fatos que os alunos com deficiência (sim
parece uma palavra pesada, mas é assim que devemos nos referir, segundo uma
colega da inclusão que é especialista na área) estão em sua maioria incluídos
socialmente nas salas de aula, mas o que tenho visto são professores
preocupados e frustrados por não poder ajudar mais esses alunos devido a falta
de preparo, a falta de estrutura, ao grande número de alunos por salas de aula,
ao descaso de alguns pais e por aí vão mais uma série de “coisinhas” que
precisariam de um olhar mais especial.
Eu acredito
que todos nós, independente se temos deficiência ou não, temos alguma
habilidade a ser desenvolvida... Será que esses alunos estão tendo essa oportunidade??
Nenhum comentário:
Postar um comentário