segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Falando sobre inclusão


Partindo da ideia que inclusão é fazer parte, fico me fazendo perguntas...
  • *    A inclusão de alunos com algum tipo de deficiência nas salas de aula de ensino regular existe mesmo?
  • *    Ou será apenas mais uma lei que é linda no papel, mas que na prática não se aplica de fato?
  • *    Será que esses alunos tem a oportunidade de desenvolver suas potencialidades dentro desse ambiente escolar?
  • *    Não seria mais uma inclusão social do que qualquer outra coisa?
  • *    Os professores estão aptos a receber esses alunos, como eles realmente deveriam ter direito?

Essas dúvidas me acompanham por muito tempo... é fatos que os alunos com deficiência (sim parece uma palavra pesada, mas é assim que devemos nos referir, segundo uma colega da inclusão que é especialista na área) estão em sua maioria incluídos socialmente nas salas de aula, mas o que tenho visto são professores preocupados e frustrados por não poder ajudar mais esses alunos devido a falta de preparo, a falta de estrutura, ao grande número de alunos por salas de aula, ao descaso de alguns pais e por aí vão mais uma série de “coisinhas” que precisariam de um olhar mais especial.
Eu acredito que todos nós, independente se temos deficiência ou não, temos alguma habilidade a ser desenvolvida... Será que esses alunos estão tendo essa oportunidade?? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário