sábado, 2 de dezembro de 2017

Relato de Preconceito

       Falar sobre preconceito nem sempre é uma tarefa fácil, por se tratar de um assunto extremamente delicado...
     Vivenciar o preconceito é triste e revoltante... e eu SOFRI um ato de preconceito.
     Há alguns anos, meu marido, que na época era namorado, e eu fomos almoçar na casa de um primo dele. O almoço parecia transcorrer bem, em meio a conversas e risadas, até que o pai desse primo, resolveu começar a ofender os negros de um modo geral, e cada ofensa ele fazia questão em direcionar seu olhar em minha direção. 
     Na época, embora eu tivesse percebido e intenção dele em me ferir, mesmo sem nem me conhecer direito, fiquei triste e sem reação, minha única atitude foi em querer ir embora dali. Então com muita descrição, falei para meu esposo que queria ir embora, nos despedimos e fomos.
      No caminho, contei o que havia me incomodado e ele ficou sem palavras, ao mesmo tempo constrangido por eu ter passado por tal situação de preconceito.
     Desde então, procuro não frequentar lugares ou eventos em que esse senhor esteja, e se por acaso isso acontece mantenho a distância.

   Embora ele não mereça o meu respeito, nem qualquer tipo de consideração, penso que na idade em que se encontra seja difícil mudar seu pensamento preconceituoso. Mas tenho a plena certeza de que se essa situação acontecesse nos dias atuais não me faltariam argumentos em minha defesa e em respeito a todos os negros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário