domingo, 9 de julho de 2017

Ciúme na Escola

Esse post é em resposta a um questionamento que recebi em uma de minhas publicações:  
"Olá Josiana,
Você pode completar tua reflexão falando como o ciúmes faz parte da vida de um professor.
Att,
Tutora Rocheli"

Bom acredito que haja sim ciúme na vida de um professor. É evidente que ao longo de um ano letivo, laços de carinho sejam estreitados entre professores e alunos, afinal, passam parte de seus dias juntos. Dessa forma, posso dizer que sim, professores sentem ciúmes de seus alunos. Um exemplo disso, é quando não aceitam que outros chamem a atenção dos mesmo ou façam algo sem que lhe seja previamente consultado, não estou apontando aqui casos de invasão, pois esses ultrapassam o ciúme e viram desrespeito por parte de quem está "querendo se aparecer".

Comigo aconteceu um fato bastante curioso há alguns anos quando trabalhava em uma escola de Educação Infantil, ocorreu que eu me apeguei demais a uma certa turma e no ano seguinte não podia nem olhar a colega que passou a ser professora da turma... meu sentimento era de como se ele os tivesse roubado de mim. Aos poucos fui criando novos vínculos com a nova turma e essa situação teve fim.

Além disso, os professores sentem ciúmes de seus materiais e sua sala. Há uma certa atitude de posse. Já vivi e presenciei casos em que professores se desentendiam com frequência por dividirem determinada sala, onde cada um tem sua forma de organização. Cada um se denominava "dono" da sala e viviam em conflito.

Portanto, existe ciume na vida dos professores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário