domingo, 9 de julho de 2017

Avaliação

Segundo a professora Jussara Hoffmam: “a avaliação sempre existiu”, “a avaliação é um ato permanente”.
Considero avaliação um processo significativo, desde que sejam tomados alguns cuidados, como por exemplo, levar em conta as especificidades de cada aluno.
Cada aluno é único, bem como seu processo de desenvolvimento cognitivo e intelectual, e nós professores precisamos ter esse olhar cuidadoso “individual”, entendendo os avanços, as dificuldades, buscando alternativas para atender as particularidades de cada um.
O processo avaliativo precisa ser entendido como diagnóstico e não como classificatório.
Acredito que a visão de avaliação vem sendo modificada ao longo dos anos mas ao mesmo tempo penso que vem perdendo seu valor. O fato de não avaliar para classificar, não torna a avaliação “menos importante”, há uma confusão entre a “flexibilidade” ao avaliar, com o “não avaliar com seriedade”.

Como a professora disse que vivemos em constante processo de avaliação, na escola não é diferente. Avaliar é preciso sim, mas com o entendimento de que cada aluno é único. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário