domingo, 9 de julho de 2017

A realidade do PPP nas escolas



O Projeto Político Pedagógico são os objetivos que a escola deseja alcançar. As escolas tem a autonomia de criar o documento, levando em consideração alguns pontos importantes para a sua construção. Um ponto importante é que o documento seja elaborado envolvendo de forma DEMOCRÁTICA todos os seguimentos da escola e que após isso ele fique disponível para leitura e consulta.

No entanto, o que tenho visto pelas escolas que passei é quem nem sempre as coisas acontecem assim, em maioria esse documento encontra-se guardado e desatualizado, algumas até comentam que o mesmo foi elaborado pelo setor da supervisão.

Triste essa realidade, que é claro, acredito não ser de TODAS, porém de muitas que pude constatar e que ouvi comentários.

Um documento tão importante que deveria ser de conhecimento de todos e ser seguido, encontra-se assim tão esquecido.

É preciso que de caráter de urgência sejam revistas tais páticas para que a educação tome um outro rumo que não o que está tomando.

Embora alguns números apontem que houve melhorias na educação, é visível que esses números são apenas números, pois os alunos estão cada vez mais com suas aprendizagens defasadas, professores desmotivados, escolas sucateadas, pais omissos, e por aí vai... 

Há alguns anos, mesmo que hoje hajam críticas às metodologias utilizadas, acredito que o ensino era muito mais eficaz, mas não só devido a isso mas também ao contexto todo o que era bem diferente do nosso atual.

Precisamos unir forças para reverter esse quadro de declínio da EDUCAÇÃO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário