segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ESPAÇO, FORMA E CRIANÇA


Como mostra o texto de Célia, a Geometria é o estudo dos OBJETOS do ESPAÇO. 
Acredito que as crianças logo após o nascimento já começam a explorar o meio e aos poucos tocar e sentir os objetos e a experimentá-los. Essa exploração já é geometria.
Desde que atuo como professora tive oportunidade de trabalhar com diversas idades. Na educação infantil era basicamente através de jogos e brinquedos,
            Os brinquedos de caixa-encaixa permitem as crianças explorar figuras geométrica sem nem ao mesmo saber o que são figuras geométricas. Esse brinquedo desenvolve noções de espaço e forma. A criança precisa pensar no que encaixa aonde e isso é ótimo.
Depois quando passei a trabalhar no ensino fundamental, tinha lá nos conteúdos geometria, então eu apresentava as figuras geométricas, ensinava as nomenclaturas, pedia para fazerem alguns desenhos utilizando as formas, fazia algumas dobraduras, etc.
Esse ano tive a oportunidade de aprender a abordar esses assuntos de outras maneiras. Trabalhei com massinha de modelar, para modelagem de figuras da geometria espacial para identificação de figuras planas.... Ao alunos adoraram. Também trabalhamos com poliedros. E aos alunos conseguiram aprender a identificar no espaço essas figuras. Aprenderam muito mais e de forma muito mais divertida.

Quando li no texto essa frase: “O espaço que percebemos é o espaço que contém objetos perceptíveis por meio dos sentidos - um espaço sensível”, percebi que agora estou no caminho certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário