Como mostra o texto de
Célia, a Geometria é o estudo dos OBJETOS do ESPAÇO.
Acredito que as crianças
logo após o nascimento já começam a explorar o meio e aos poucos tocar e sentir
os objetos e a experimentá-los. Essa exploração já é geometria.
Desde que atuo como
professora tive oportunidade de trabalhar com diversas idades. Na educação
infantil era basicamente através de jogos e brinquedos,
Os brinquedos de caixa-encaixa
permitem as crianças explorar figuras geométrica sem nem ao mesmo saber o que
são figuras geométricas. Esse brinquedo desenvolve noções de espaço e forma. A
criança precisa pensar no que encaixa aonde e isso é ótimo.
Depois quando passei a
trabalhar no ensino fundamental, tinha lá nos conteúdos geometria, então eu
apresentava as figuras geométricas, ensinava as nomenclaturas, pedia para
fazerem alguns desenhos utilizando as formas, fazia algumas dobraduras, etc.
Esse ano tive a oportunidade
de aprender a abordar esses assuntos de outras maneiras. Trabalhei com massinha
de modelar, para modelagem de figuras da geometria espacial para identificação
de figuras planas.... Ao alunos adoraram. Também trabalhamos com poliedros. E
aos alunos conseguiram aprender a identificar no espaço essas figuras.
Aprenderam muito mais e de forma muito mais divertida.
Quando li no texto essa
frase: “O espaço que percebemos é o espaço que contém objetos perceptíveis por
meio dos sentidos - um espaço sensível”, percebi que agora estou no caminho
certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário