domingo, 3 de abril de 2016

Construindo modos de observar...


“A observação é um recurso utilizado em muitas pesquisas na área de educação. Existem modos diferentes de realizar observações, conforme a sistematicidade envolvida no ato de observar e principalmente no lugar que o observador ocupa na realização de sua observação[...]”
 Observação simples ou descritiva: ocupa-se na descrição dos elementos presentes na cena observada. O observador conta sobre o que observou, descrevendo o que está presente, por exemplo, o mobiliário, as pessoas, etc. Esse tipo de observação aproxima-se do que trabalhamos com a ideia de "ver". É um momento preliminar do processo de observação, no qual aprendemos a afinar nossa visão para os elementos presentes ao nosso redor. Na descrição nos detemos aos elementos presentes e não incluímos reações pessoais do observador, ou seja, descrevemos o que vemos, não o que sentimos ou pensamos ao realizar a observação.

Observação como modo de olhar: ao invés de centrar na descrição dos elementos da cena, o observador analisa tais elementos e os interpreta a luz de uma concepção teórica, ou seja, aquilo que está presente não é simplesmente relatado, mas busca-se um entendimento sobre posições, relações, etc. A observação como olhar implica, muitas vezes, em incluir o observador no relato, suas conclusões e também sensações/sentimentos provocados pela cena. Importante destacar que tal como os elementos da cena são analisados, as reações do observador também necessitam análise.

Tais conceitos foram abordados na Interdisciplina de Seminário Integrador pela Professora Cíntia. Para sistematizá-los, a professora trouxe dois vídeos e um deles chamou bastante a minha atenção e é sobre ele que irei falar.

 Observe o vídeo:


 Ao observá-lo de forma simples percebo que os elementos utilizados para o fazer foram: lenços em tons avermelhados, ventiladores, luz e música.
Ao refletir diante de minha observação como modo de olhar, pude perceber uma imensidão de suposição da intenção do artista com tal cena. Consegui enxergar através dos movimentos daqueles lenços juntamente com o som, uma história, um romance onde um casal vive de encontros e desencontros. Tive a sensação que ora eles ficavam juntos, ora se separavam, havia algo que os impedia de ficarem juntos. Me pareceu que era um amor muito forte, mas com barreiras. Uma história linda e emocionante.
Mas essa foi a minha observação, há os que o viram de forma diferente.
Tal vídeo também deixou dúvidas: “Qual a real intenção do artista? Será que era um casal de homem e mulher? Ou um casal de mulheres? Um casal de homens? Ou quem sabe nem era um casal? ”
Convido você leitor, que leu sobre o que eu vi e assistiu ao vídeo, a deixar nos comentários o que você sentiu, o que você pensou e o que você enxergou.

Referências Bibliográficas:

LÜDKE, M. ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo (SP): EPU; 1986.

MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006


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