domingo, 17 de abril de 2016

Para quê brincar???

Em meio ao turbilhão de conteúdos que precisamos dar conta ao longo do ano letivo, fica a pergunta “para que brincar? ”.
O brincar muitas vezes fica esquecido, fica enfraquecida pela ideia fixa de que “brincar é perder tempo”, o que na verdade é uma visão totalmente errônea.
Brincar é muito importante, brincar é essencial. Toda criança precisa e deve brincar. Brincando a criança se distrai, se diverte e aprende. Através da brincadeira ela é capaz de viajar no mundo da fantasia, bem como, transpor sua vida real.
O brincar é uma importante forma de expressão que a criança possui para se comunicar, reconhecer e reproduzir seu cotidiano, além de proporcionar o conhecimento de si mesmo e do outro, através da interação social.
Motivada pela aula das Professoras Tânia e Darli juntamente com a Tutora Gi, resolvi parar para brincar e observar meus alunos da turma do Acelera Brasil, essa semana. Por se tratar de uma turma de alunos entre 9 e 15 fiquei bastante surpresa, poi, eles amaram e não queriam mais parar de brincar. Brincamos da brincadeira “Inquilino”, a qual, foi desenvolvida em aula.

BRINCADEIRA: CASA, INQUILINO E TERREMOTO
Desenvolvimento: formar trios, mais 1 ou 2 pessoas que devem ficar de fora dos trios; A voz de comando pede que sejam formados trios, sendo que em cada trio ficam duas pessoas uma de frente para outra de mãos dadas e uma terceira pessoa no meio das duas. Após formados todos os trios, terá que sobrar uma ou duas pessoas. A voz de comando, vai descrevendo os papéis de cada um. Aqueles que estão no trio, no meio das duas pessoas serão os INQUILINOS, os que estão de mãos dadas serão as CASAS e aquele que sobrou deverá, após o comando, fazer parte de uma CASA ou ser um INQUILINO.

1º) Quando o comandante falar INQUILINO, os INQUILINOS de cada trio deverão sair de suas CASAS e procurar outra CASA, aquele que estava de fora vai aproveitar para procurar uma nova CASA.

2º) Quando o comandante falar CASA, as CASAS deverão deixar seus INQUILINOS e procurar outro INQUILINO, mas só pode sobrar uma pessoa, se sobrar duas pessoas os integrantes da CASA poderão virar um MORADOR.
3º) Quando o animador falar TERREMOTO aí vai ser uma bagunça geral, tanto os INQUILINOS, quanto as CASAS deverão se desmanchar por completo e formar novas CASAS e novos INQUILINOS.





Um comentário:

  1. É verdade Jose... O brincar é natural na vida das crianças. É espontâneo, prazeroso e sem comprometimento, possibilitando sonhar e imaginar, permitindo recriar o mundo e as próprias vivências. A criança aprende brincando...E brincando ela e feliz!!!

    Zanluchi (2005, p. 89) reafirma que “Quando brinca, a criança prepara-se a vida, pois é através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo como são e como funcionam as coisas.”

    Bjooo. Tutora Gi

    ResponderExcluir