terça-feira, 14 de abril de 2015

Retratos da Escola

                    


          A escola foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1958. 
         No início da sua trajetória, uma era escola de 1º grau incompleto.
       Com o passar do tempo, tornou-se uma escola de 1º grau, atendendo da pré-escola até 8ª série. 
      Hoje, a escola chama-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Silva Paes. Localiza-se na Rua Clemente Pinto, número 555 no Bairro Alto Teresópolis.
        A escola oferece à comunidade Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos, funcionando em 3 turnos, onde atende aos alunos da Educação Infantil ao 9º ano durante o período da manhã e da tarde e aos alunos de 6º ao 9º ano à noite.
          Atualmente, a escola dispõe de 52 Professores, 10 Funcionários e   1120 alunos.
        Os alunos que ingressam na escola são provenientes dos bairros: Orfanotrófio I e II, Jardim Medianeira, Vila Cruzeiro, Vila Tronco e Jardim Europa. 


      Nossa escola trabalha com diferentes realidades, pois nossos alunos vêm de vários locais. Temos uma parte que têm muita dificuldade financeira, com negligência da família e do estado, vivem com poucas condições, moram em casa sem banheiro, não têm acesso às possibilidades de trabalhos, com carência de afeto, higiene, baixa autoestima, sem perspectivas, com muitas organizações familiares, que buscam na escola um assistencialismo. Enfrentamos em nosso cotidiano situações em que nossos alunos sofrem de violência doméstica e abuso sexual.
       Outra parte do nosso contexto escolar e constituída por um grupo de alunos que possuem um ambiente familiar mais estável com condições mínimas de sobrevivência, com pais trabalhadores que deixam suas casas muito cedo e retornam muito tarde, deixando seus filhos sozinhos onde um filho e responsável pelo outro.

        Assista o vídeo para conhecer um pouco mais da Escola Brigadeiro Silva Paes!!

     





Um comentário:

  1. Essa realidade chega ser bem triste mesmo. Como estou ingressando agora nessa etapa que é lecionar, fiquei muito chocada em ver tudo isso que relatou sobre os alunos da tua escola na escola onde lecione por um ano e dois meses.
    De quem é a culpa? No meu ver é do governo mesmo, de todas as formas.

    O vídeo ficou muito bom! Conseguiste mostrar tudo da escola? Gostei.

    ResponderExcluir