Atividade realizada com meu filho João Vitor de 6 anos que frequenta o Pré 2 (Jardim B)
Material: Potinhos
de tinta têmpera e outros de cola colorida.
Procedimentos:
Primeiramente peguei todas as tintas e coloquei em cima da cama e pedi que ele
organizasse.
A primeira atitude foi pegar as caixinhas e guarda-las, mas
logo me advertiu:
- Não deveria ser você a guardar? Foi você que espalhou.
Então, eu expliquei que era um trabalho para a faculdade e
que ele não precisava se preocupar em guardar, mas sim em separar as tintas em
grupos.
Logo, ele começou a separar todas as tintas por cores.
Deixei. Depois questionei: como tu estás separando?
- Estou fazendo o grupo dos azuis, vermelhos, amarelos. Laranjas,
pretos, verdes, coloridos (cores fortes que não tinha repetidas) e pouco
coloridos (cores fracas que não tinha repetidas).
Ele deixou os tubos de cola colorida de lado. Aí perguntei:
-E com essas aqui o que tu podes fazer?
Então, ele fez o mesmo procedimento, separou por cores
novamente.
Fui além.
- Filho, e se eu te pedisse para misturar tudo e formar
grupos dessas tintas juntos?
Aí ele separou novamente por cores e destacou que as cores
eram as mesmas, a forma redonda dos tubos também, mas que os tamanhos e as
tampas eram diferentes.
Classificar é ciências sim, pois as vivências interferem na
hora de classificar.
É interessante ver observar como as crianças pensam, o que levam em consideração na hora de classificar.
Fiquei encantada com as respostas dadas por ele mesmo tendo apenas 6 anos.
Ciências é vida!
Muitas vezes fico pensando que Ciências as vezes fica esquecida. pois temos tantos "conteúdos" para ensinar. Alfabetizar, ensinar a contar e mais tantas outras coisas... Começo a perceber que ciências está presente em muitos momentos e não só quando falamos sobre os animais, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário