domingo, 20 de novembro de 2016

Classificar é Ciências?

Atividade realizada com meu filho João Vitor de 6 anos que frequenta o Pré 2 (Jardim B)

Material: Potinhos de tinta têmpera e outros de cola colorida.

Procedimentos: Primeiramente peguei todas as tintas e coloquei em cima da cama e pedi que ele organizasse.
A primeira atitude foi pegar as caixinhas e guarda-las, mas logo me advertiu:
- Não deveria ser você a guardar? Foi você que espalhou.
Então, eu expliquei que era um trabalho para a faculdade e que ele não precisava se preocupar em guardar, mas sim em separar as tintas em grupos.
Logo, ele começou a separar todas as tintas por cores.
Deixei. Depois questionei: como tu estás separando?
- Estou fazendo o grupo dos azuis, vermelhos, amarelos. Laranjas, pretos, verdes, coloridos (cores fortes que não tinha repetidas) e pouco coloridos (cores fracas que não tinha repetidas).
Ele deixou os tubos de cola colorida de lado. Aí perguntei:
-E com essas aqui o que tu podes fazer?
Então, ele fez o mesmo procedimento, separou por cores novamente.
Fui além.
- Filho, e se eu te pedisse para misturar tudo e formar grupos dessas tintas juntos?
Aí ele separou novamente por cores e destacou que as cores eram as mesmas, a forma redonda dos tubos também, mas que os tamanhos e as tampas eram diferentes.


Classificar é ciências sim, pois as vivências interferem na hora de classificar. 




É interessante ver observar como as crianças pensam, o que levam em consideração na hora de classificar.

Fiquei encantada com as respostas dadas por ele mesmo tendo apenas 6 anos.
Ciências é vida! 
Muitas vezes fico pensando que Ciências as vezes fica esquecida. pois temos tantos "conteúdos" para ensinar. Alfabetizar, ensinar a contar e mais tantas outras coisas... Começo a perceber que ciências está presente em muitos momentos e não só quando falamos sobre os animais, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário