quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Id, ego e superego



     Não tenho muita facilidade com a PSICOLOGIA, mas confesso que a aula me deslumbrou. Adorei! Aula divertida, dinâmica, com exemplos cotidianos, diferentemente dos textos que eu pouco entendo. Os termos da Psicologia são confusos para mim.


Nessa aula aprendi:




     Um exemplo que me ocorreu foi de um acontecimento da época de escola. Minha mãe sempre me levava e buscava da escola, quando eu estava na 7ª série, ela estava grávida do meu irmão mais novo, então muitas vezes ela só ia me encontrar no meio do caminho. Ela sempre me recomendava que eu não fosse por um determinado caminho, por achar ele perigoso. Um dia saí da escola com a “galera” e quando chegamos na esquina eu disse “vou por aqui, minha mãe não quer que eu vá por aí” (superego). A galera (id) disse “ah Josi, que bobagem... não dá nada”. E então eu (ego) resolvi que não ia o caminho todo, mas que ia até a próxima esquina e depois seguiria meu caminho. Me dei mal, nesse meio tempo a mãe e eu nos desencontramos e quando eu cheguei em casa ela não estava, gelei e fui para a casa da vizinha esperar ela. Ela chegou furiosa e essa teimosia me rendeu um belo puxão de cabelo e um xingão que não esqueço. Minha mãe conta essa história até hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário