“Só o eu se aprende a si próprio. Como sujeito que se questiona a si mesmo, o eu consegue
a autonomia.”
(Habermas)
Ser reflexivo é tornar-se autônomo, sendo assim, um ser que evolui a partir de observações de si mesmo e do outro é capaz de mudar, progredir e melhorar.
[...] “Aceita-se o sujeito em formação, quer ele seja o
professor ou o aluno, como pessoa que pensa, e dá-se-lhe o direito de construir
o seu saber Valoriza-se a experiência como fonte de aprendizagem, a metacognição como processo de conhecer o próprio modo de conhecer e a metacomunicação
como processo de avaliar a capacidade de interagir Reconhece-se a capacidade de
tomar em mãos a própria gestão da aprendizagem.” (Alarcão, 1996, p.3)
Nós professores temos que incentivar nossos alunos na busca de sua autonomia.
Como? Desafiando-os a pensar, a buscar respostas, a progredir e jamais acomodar-se.
O saber deve ser construído pelas "mãos" dos alunos e não por "meras decorebas"... Só assim, fará algum sentido, só assim formaremos cidadãos pensantes e não "máquinas reprodutoras comportamentais e atitudinais". Isto não significa JAMAIS um "vire-se e aprenda sozinho", precisamos dar "asas". provocar, instigar. incentivar, mostrando algumas possibilidades, para que encontrem as suas...
ALARCÃO, Isabel. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo. In: ALARCÃO, I.
(Org). Formação reflexiva estratégias de Supervisão. Porto: Porto, 1996. p. 3.
Olá Josiana,
ResponderExcluirBom texto. Você deve colocar a bibliografia sempre ao final das reflexões.
Att,
Tutora Rocheli
ALARCÃO, Isabel. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo. In: ALARCÃO, I.
ResponderExcluir(Org). Formação reflexiva estratégias de Supervisão. Porto: Porto, 1996. p. 3.