domingo, 30 de abril de 2017

Relações obsessivas: Ciúme

ciúme
substantivo masculino
  1. 1.
    estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem; zelo (mais us. no pl.).
  2. 2.
    medo de perder alguma coisa.

Acho esse tema muito interessante, pois faz parte da vida cotidiana da maioria das pessoas. Além disso, está na mídia... 
Quem nunca sentiu ciúmes?
Por mínimo que seja, acredito que todos nós em algum momento da vida o sentimos seja do marido, do filho, da mãe, do pai, e até mesmo de objeto estimado.
Eu particularmente me considero uma pessoa ciumenta, porém não acho que seja no nível doença... Sim algumas pessoas são doentes e podem até cometer crimes ou mesmo suicídios.
Encontrei uma postagem em um blog, acho que vale a pena ler.
Continuarei a pesquisar sobre esse tema e postarei em breve mais informações aqui.


sábado, 29 de abril de 2017

BULLYING

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termobullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.

Visando atender a uma necessidade da escola em que atuo, resolvi abordar a temática BULLYING com meus alunos no PPA, porém, penso em trabalhar com enfoque nas potencialidades individuais de cada uma, de modo que entendam que sim, todos temos um espaço e somos importantes.
Dessa maneira, acredito que as diversas formas em que o Bullying ocorre, tendem a diminuir.
Penso que se cada uma passar a se preocupar em como melhorar, como ajudar o próximo, como descobrir no que é bom, terá menos tempo para ficar encontrando defeitos e ferindo o outro.
Estou confiante que tudo irá melhorar...

Ser reflexivo

“Só o eu se aprende a si próprio. Como sujeito que se questiona a si mesmo, o eu consegue a autonomia.” (Habermas)

 Ser reflexivo é tornar-se autônomo, sendo assim, um ser que evolui a partir de observações de si mesmo e do outro é capaz de mudar, progredir e melhorar.


[...] “Aceita-se o sujeito em formação, quer ele seja o professor ou o aluno, como pessoa que pensa, e dá-se-lhe o direito de construir o seu saber Valoriza-se a experiência como fonte de aprendizagem, a metacognição como processo de conhecer o próprio modo de conhecer e a metacomunicação como processo de avaliar a capacidade de interagir Reconhece-se a capacidade de tomar em mãos a própria gestão da aprendizagem.” (Alarcão, 1996, p.3)

Nós professores temos que incentivar nossos alunos na busca de sua autonomia.
Como? Desafiando-os a pensar, a buscar respostas, a progredir e jamais acomodar-se.
O saber deve ser construído pelas "mãos" dos alunos e não por "meras decorebas"... Só assim, fará algum sentido, só assim formaremos cidadãos pensantes e não "máquinas reprodutoras comportamentais e atitudinais". Isto não significa JAMAIS um "vire-se e aprenda sozinho", precisamos dar "asas". provocar, instigar. incentivar, mostrando algumas possibilidades, para que encontrem as suas...

ALARCÃO, Isabel. O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo. In: ALARCÃO, I.
(Org). Formação reflexiva estratégias de Supervisão. Porto: Porto, 1996. p. 3.

Análise crítica

crítica
substantivo feminino
  1. 1.
    arte, capacidade e habilidade de julgar, de criticar; juízo crítico.
  2. 2.
    p.ext. atividade de examinar e avaliar minuciosamente uma produção artística, literária ou científica, bem como costumes e comportamentos.

    "c. literária, musical"

Do ponto de vista pessoal, da maioria das minhas vivencias posso afirmar que as pessoas de um modo geral, em sua maioria, não estão muito abertas à críticas.
Cada um quando produz qualquer tipo de ação, considera que esta é a correta e por isso não está muito "afim" da opinião dos outros.
A interdisciplina de seminário Integrador trás como tema inicial a proposta de crítica como forma de "defeito" a um blog de um colega... 
Nossaaaaaa!!! Pirei! 

Mas vamos lá, porque existem aquelas críticas que são as chamada de construtivas, ou seja, visam ajudar e trazer melhorias...


domingo, 23 de abril de 2017

Projeto

Trabalhar por meio de Projetos Aprendizagem não é uma tarefa nada fácil e ainda mais sendo em grupo.
Por mais que sejam grupos formados por interesse comuns, cada escola tem uma realidade com necessidades totalmente diferentes... Acredito que esse é um dos desafios do semestre...
Para trabalhar com projeto é preciso primeiramente pensar e desacomodar. Perguntas como:  o quê?  por que? como? e onde? são a base para que se inicie um projeto.
O projeto proporciona inúmeras possibilidades, abrangendo as diversas áreas de conhecimento, bem com ajuda na "resolução" ou "melhora" de algum problema apontado pela escola ou mesmo em determinada turma, além de levar em conta o interesse dos alunos.
E é nesse ritmo que o semestre inicia e temos pela frente uma caminhada para desenvolver tais projetos nas nossas escolas.