Período
Sensório-motor (0 - 2 anos):
•
Desenvolvimento
dos sentidos
•
Executa
movimentos com o corpo
•
Objetos são
para serem explorados
•
Histórias
•
Brinca pelo
simples prazer de brincar, rolar, sons, bater, ações repetitivas.
Exemplos: O bebê pega o que está em sua
mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está
diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e
levá-lo a boca.
Período
Pré-operatório (2- 7 anos):
•
Movimentos
físicos intencionais (amassar, encaixar, rasgar, montar e desmontar).
•
Imitação
•
Dança
•
Histórias
•
Brincar de esconder
•
Brincadeiras simples realizadas com maior
interesse
•
Brinquedos socializados e regras não funcionam
(egocentrismo)
•
Corpo
em movimento
•
Rabiscar,
pintar, amassar, modular.
•
Dramatização
•
Brinca
em grupo (quer sempre ganhar e muda as regras para isso)
•
Quebra-cabeças,
jogos de montar, construir histórias.
Período Operatório concreto (7- 11):
•
Cooperação
com os semelhantes
•
Práticas
esportivas
•
Jogos
de construir que representam acontecimentos da vida real
•
Brinquedos
que ensinem a vivenciar as relações da vida real.
Operatório
Formal (a partir de 11 anos):
A representação
agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação
imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar
em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de
hipóteses e não apenas pela observação da realidade.Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todo as classes de problemas.
Exemplos: Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da ideia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.
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