domingo, 1 de maio de 2016

Cantando a gente também aprende

Depois da aula de Literatura, onde ouvimos a música “Construção”, de Chico Buarque, ao saber da história da música, principalmente a parte em diz que o autor brincou usando uma porção de palavras paroxítonas, fiquei bastante empolgada em levar para a minha sala de aula esse aprendizado.
Conversando com a colega Gisa, ela me sugeriu uma outra música, a qual ouvi e adorei.
Levei essa música para trabalhar com minha turma de Acelera e para minha surpresa e satisfação, eles adoraram.
A música trabalhada foi “ Todos os verbos”, de Zélia Duncan.
Assista ao vídeo:

Em primeiro momento deixei que ouvissem a música sem dizer nada, depois perguntei se imaginavam o porquê de colocado aquela música, fui questionando até que eles se dessem conta que iriamos trabalhar os verbos. A partir daí perguntei se sabiam o que eram verbos, para que serviam. Coloquei a letra da música no quadro e localizamos os verbos.
No final da aula todos estavam cantando a música e um dos meninos disse:
- Nunca mais, vou esquecer o que é verbo!!!

E essa frase dele nos confirma que realmente uma aula diferente desacomoda e a aprendizagem acontece.

2 comentários:

  1. Mazaaaaaaaaaaa,te meteeee!Fico feliz em ter ajudadoo,aula "MARA" com certeza não esquecerão.
    MotoAbração da Gisa.
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Josiana

    Eu adoro música e trabalho com meus alunos da EJA, eles adoram pois trabalho interpretação de texto, percebo o quanto há mais interesse e também por fazer eles se transportarem por vários mundos.
    Abraços Luciane.

    ResponderExcluir