quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Id, ego e superego



     Não tenho muita facilidade com a PSICOLOGIA, mas confesso que a aula me deslumbrou. Adorei! Aula divertida, dinâmica, com exemplos cotidianos, diferentemente dos textos que eu pouco entendo. Os termos da Psicologia são confusos para mim.


Nessa aula aprendi:




     Um exemplo que me ocorreu foi de um acontecimento da época de escola. Minha mãe sempre me levava e buscava da escola, quando eu estava na 7ª série, ela estava grávida do meu irmão mais novo, então muitas vezes ela só ia me encontrar no meio do caminho. Ela sempre me recomendava que eu não fosse por um determinado caminho, por achar ele perigoso. Um dia saí da escola com a “galera” e quando chegamos na esquina eu disse “vou por aqui, minha mãe não quer que eu vá por aí” (superego). A galera (id) disse “ah Josi, que bobagem... não dá nada”. E então eu (ego) resolvi que não ia o caminho todo, mas que ia até a próxima esquina e depois seguiria meu caminho. Me dei mal, nesse meio tempo a mãe e eu nos desencontramos e quando eu cheguei em casa ela não estava, gelei e fui para a casa da vizinha esperar ela. Ela chegou furiosa e essa teimosia me rendeu um belo puxão de cabelo e um xingão que não esqueço. Minha mãe conta essa história até hoje. 

domingo, 20 de setembro de 2015

Refletindo minha prática


     A aula da professora Anna, mexeu bastante comigo. Parei para pensar e percebi o quanto realmente é importante estudar sempre e ouvir a opinião e convenções de outras pessoas. As vezes achamos que estamos fazendo tudo certinho, que está tudo redondinho e na verdade não está.
     Para resumir um pouco a história, esse ano estou com um 2º ano, com perfil e necessidades de 1ºano. Apesar de os resultados estarem sendo satisfatórios com relação à aquisição da leitura e escrita, percebi que muitas vezes a minha aula deve ser chata e cansativa. No dia seguinte da aula, dei uma aula totalmente diferente, com brincadeiras e muitas risadas e o conteúdo que eles precisavam aprender foi de fato aprendido e fixado com mais facilidade.   

sábado, 19 de setembro de 2015

Como escolhi ser professora?


O desafio dessa semana foi a produção de um vídeo contando “como escolhi ser professora”.

Em primeiro momento, parecia ser uma tarefa fácil... Quando fui gravar o vídeo, percebi o quanto é difícil ficar em frente a uma câmera. Gravei umas sete vezes e não me senti satisfeita com essa produção.

Contar, falar, escrever sobre a questão é moleza!

Mas, enfim, esse foi só mais um dos muitos desafios que virão.

 Assista meu vídeo


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pensando sobre Aprendizagem...


Pensar sobre a Aprendizagem parecia ser algo tão simples... simples que nada!
Pensar sobre Aprendizagem me remeteu, além da minha prática docente, como também à minha infância.
Lembrei de fatos alegres, tristes, aulas boas, aulas ruins, no que aprendi, no que esqueci...
Enfim, penso que vivemos em um processo de constante aprendizagem.