sexta-feira, 10 de julho de 2015

Escola, Cultura e Sociedade


Na Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade um fato que me chamou a atenção já no primeiro encontro e me fez mudar a postura em sala de aula foi com relação ao estudo das etnias. Por que trabalhar o Dia do Índio ou a Consciência Negra apenas na data em que consta no calendário? Esse estudo pode e deve estar presente sempre em nossas aulas. E isto eu já coloque em prática iniciando por meio de alguns trabalhos, tais como: hora do conto através do livro Menina bonita do laço de fita, com os alunos do 2º ano e com os do 5º ano com pesquisas de nomes indígenas onde constatamos inclusive que alguns alunos trazem no nome essa influência, também pesquisamos a influência cultural dos negros nos dias atuais. Um trabalho rico e prazeroso que vem sido desenvolvido com meus alunos tanto do 2º como com os do 5º ano, que vai se estender durante todo ao ano. Trabalhei também as diferenças com os alunos do 2º ano através do livro Charlie na escola de dragões: “Charles na escola de dragões - Inspirado no poema "O albatroz", do francês Charles Baudelaire, a obra mostra a história de Charles, um pequeno dragão que acaba de ingressar na escola e que foge aos padrões de seus colegas de classe que lhe provocam o tempo todo. Charles é franzino, tem asas e pés enormes, não consegue voar e não cospe fogo em seu caderno, como manda a professora. Mas, em um dado momento, ele se liberta”.


2 comentários:

  1. Josiana, fazendo a postagem novamente, já que me informou que não visualizou o comentário.
    Fazes uma reflexão sobre a importância de trabalharmos o ano todo com as etnias. O livro trabalhado com os alunos muito bom pois pode abordar/ trabalhar vários temas em sala de aula.
    Tutora Luciane Machado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane, considero importante trabalhar as etnias para conscientizar os alunos de que cada etnia contribuiu para a construção da nossa história. Saliento também que eles precisam aprender a lidar e respeitar as diferenças.

      Excluir